Eu sempre faço atividades de Estudos Sociais, construo junto com eles uma linha do tempo, com informações obtidas junto de suas famílias.Para realizar esta atividade sempre faço um questionamento onde estes levam para suas famílias várias questões para serem respondidas e para que eles obtenham as informações necessárias para a construcão da linha do tempo da vida deles.
Este ano eu resolvi antes desta construção pedi aos alunos para levarem objetos que tivesse um valor afetivo para suas famílias e que por elas fosse considerado uma relíquia de família. Também pedi para eles que levassem objetos que pertenciam a eles e que fosse de uso deles quando bebês. Estes me surpreenderam com objetos com valor histórico imensurável.Uma mãe compareceu para perguntar se os objetos seriam devolvidos e se eu iria cuidar bem, pois o menino estava instruído para cuidar. Porque era uma navalha de fabricação alemã, presentes do avô paterno do esposo e que tinha um valor muito afetivo muito grande para eles. Apresentaram objetos com mais de um século tais como moedas,luminária, máquina de costura. Apresentaram outros objetos mais novos, mas que também de um valor afetivo para cada família bastante significativo: um fogareiro, um ferro de passar roupas a carvão, uma navalha, um relógio, um bule e uma caneca esmaltada,um isqueiro e outros, uma fita de vídeo da copa de 1994, um disco de vinil. Um aluno levou o vestido de noiva de sua vó e apresentou este com muito orgulho, pois foi usado por sua vó a trinta e oito anos e é o tempo do casamento da vó.
Os alunos puderam comparar as idades dos objetos, suas utilidades em seu tempo, muitos ficaram encantados, querias colocar o fogareiro a funcionar pra aquecermos uma água. Compararam as fotos de suas famílias entre si e as fotos de tempos diferentes. Estabeleceram um paralelo entre o que era moderno na época de nossas mães e o que é moderno para nós.
Como podem observar pelas fotos, os alunos conseguiram transmitir o pedido para suas famílias e estas puderam colaborar e assim todos nós participamos de um acervo particular que muito tem a colaborar com a nossa cultura local.
"A cultura é eminentemente dinâmica, se transmite e se apreende, e é neste
processo de socialização que aprendemos a formar parte do grupo ao qual pertencemos,
onde vamos adquirindo a nossa identidade."Evelina Grunberg
Um comentário:
Genial! Bela atividade!
Postar um comentário