Com a Interdisciplina Organização da Escola estou aprendendo como deve ser a gestão escolar em um Estado democrático.
A gestão patrimonialista tem sua origem no patriarcalismo medieval, a gestão se dava onde o gestor público tomava suas decisões conforme seu prazer, vontade, interesses, isto é, de acordo com sua simpatia ou antipatia. Nesta gestão o quadro administrativo está diretamente ligado ao relacionamento do gestor que normalmente se valhe dos familiares, parentes e de pessoas com as quais tem um dependência de favores. O poder e a fidelidade no desempenho das atividades e gerenciamento se dá com o relacionamento dos indivíduos com o gestor, portanto não com os princípios da honestidade, do dever e da disciplina que deve ter com a função que exerce. No Brasil a gestão patrimonialista foi instituída com a colonização do Brasi e ainda nos dias de hoje, podemos constatar suas marcas, quando em determinadas gestões alguém justifica sua escolha de acessoria por ser este alguém de sua inteira confiança.
No Brasil a gestão democrática surgiu com necessidade de fortalecimento do Estado, pois com a mudança do Império para o poder Republicano havia a necessidade de tornar claro para todos o que pertencia ao poder público, isto é, pertencia ao Estado do que era propriedade privada. Portanto podemos dizer que a gestão da educação pública no Brasil tem avaços e retrocessos por conta da formação institucionalizada do Estado. A gestão democrática da educação no Brasil é um processo que deve primar pela participação de todos os elementos da comunidade escolar. Significa dizer que este processo deve envolver toda a estrutura do sistema educacional, pois deve permitir a emancipação social, onde os indivíduos participam e decidem democraticamente.
Fontes Biliográficas:
BATISTA, Neusa Chaves. O Estado Moderno: da gestão patrimonialista à gestão democrática.
Gestão democrática. (mapa conceitual)
Um comentário:
Bela postagem.
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