Aprendendo com o Projeto de Aprendizagem : Inclusão Escolar
É imprescindível enfrentar o desafio da inclusão escolar e de colocar em prática os meios pelos quais ela verdadeiramente se concretize, se torne real. Portanto, é necessário promover uma reforma estrutural e organizacional de nossas escolas, não para que todos os alunos especiais freqüentem a escola comum, mas para que os alunos em reais condições de freqüentarem esta escola sejam devidamente atendidos por professores qualificados mediante recursos que tornem a inclusão uma forma de desenvolvimento de todas as potencialidades que um aluno com determinada deficiência possua. A escola deve ser capaz de oferecer condições de aprender, na convivência com as diferenças, desenvolvendo assim um cidadão pleno.
A inclusão deve ser mais um processo como outro qualquer em que um ser humano possa se desenvolver em plenitude de sua especificidade. A inclusão representa, de fato, uma mudança de conceitos e de valores culturais para as escolas e para a sociedade em geral. Os pais e toda a comunidade escolar podem promover um diálogo com as redes de ensino, com os órgãos competentes exigindo políticas públicas para atender as necessidades escolares fazendo com que a lei seja cumprida em sua totalidade.
É imprescindível enfrentar o desafio da inclusão escolar e de colocar em prática os meios pelos quais ela verdadeiramente se concretize, se torne real. Portanto, é necessário promover uma reforma estrutural e organizacional de nossas escolas, não para que todos os alunos especiais freqüentem a escola comum, mas para que os alunos em reais condições de freqüentarem esta escola sejam devidamente atendidos por professores qualificados mediante recursos que tornem a inclusão uma forma de desenvolvimento de todas as potencialidades que um aluno com determinada deficiência possua. A escola deve ser capaz de oferecer condições de aprender, na convivência com as diferenças, desenvolvendo assim um cidadão pleno.
A inclusão deve ser mais um processo como outro qualquer em que um ser humano possa se desenvolver em plenitude de sua especificidade. A inclusão representa, de fato, uma mudança de conceitos e de valores culturais para as escolas e para a sociedade em geral. Os pais e toda a comunidade escolar podem promover um diálogo com as redes de ensino, com os órgãos competentes exigindo políticas públicas para atender as necessidades escolares fazendo com que a lei seja cumprida em sua totalidade.
Um comentário:
Olá, Cristina! Em relação a tua prática, tu percebe essa mudança? Percebe a vontade de incluir e os esforços para isso? Fica na teoria ou muitos partem para a prática? Deixo essas questões para pensar, ok? Abraço, Anice.
Postar um comentário