Com as leituras da Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação e com a observação dos vídeos disponibilizados nesta fica evidente o quanto é importante trabalhar com projetos. Acredito que é necessário um planejamento que conte com a participação efetiva dos alunos, visto que deste modo estes ficam comprometidos desde o momento que escolhem determinado tema. Também é necessário pensar em um planejamento com possibilidades viáveis para que este seja colocado em prática. Ele precisa ser flexível, pois conforme vai acontecendo as intervenções vai também acontecendo a sistematização do processo de aprendizagem. Penso que atividades como a proposta no filme “Vamos Passear na Vassoura da Bruxa Onilda”, em que os alunos levam para suas casas a atividade de construir um diário, levando o projeto para dentro de seus lares faz com que todos os membros da família tenham conhecimento e envolvimento nas atividades escolares, sendo este o nosso maior desafio.
Penso que devemos planejar com flexibilidade e também é muito importante que tenhamos conciência e profundo conhecimento do público com o qual estamos trabalhando. Visto que os alunos da educação infantil precisam ser mais envolvidos com atividades lúdicas e que os alunos das séries iniciais podem trabalhar com mais conceitualização. Os alunos das séries iniciais podem trabalhar com mais autonomia ao passo que os alunos da educação infantil precisam trabalhar com atividades mais dirigidas pelo(a) professor(a).
Um comentário:
Olá, Cristina:
Lendo teus escritos fiquei a pensar também na questão da meta. O professor tem que colocar um objetivo "cumprível" (diríamos assim). Não pode ser algo fora da realidade, por exemplo, pois isso só gerará frustrações futuras, não achas?
Abraço, Anice.
Postar um comentário