domingo, 23 de maio de 2010

Relexões... Estágio 6ª semana.

    O trabalho desenvolvido nesta semana foi muito gratificante, os alunos estavam bastante motivados e desenvolveram o trabalho com interesse e dedicação. Os alunos foram bastante participativos, suas famílias também colaboraram para o bom andamento das atividades, estas enviaram os dados solicitados referentes aos seus filhos, avós bizavós.
    Os alunos assistiram o vídeo com a música e filme EU de Paulo Tatit, foi um sucesso. A tutora Cristiane Todeschine foi presença marcante para os aluno no dia 19/05/10.
    Os alunos não conseguiram assistir o vídeo Com o título de Menina Bonita de Laço de Fita, com texto de Ana Maria Machado. Não descobri o que acontecia com o sistema de áudio, a caixa de som não funcionou. Fizemos as demais atividades com sucesso, usei o livro com a história, texto impresso para cada aluno individualmente. Na próxima semana irei colocar o vídeo de novo, espero que funcione direitinho.
    Creio que apesar das dificuldades com o som, consegui trabalhar bem a proposta referente a diversidade familiar, a constituição das famílias e a linha do tempo de cada aluno. Podemos dizer que aconteceu a aprendizagem quando os alunos formularam conceitos sobre a linha do tempo, sua variação de acordo com a vida questão. Assim como quando os alunos perceberam o quanto precisamos nos policiar quando se trata de modelo de família a, pois modelo de família não é apenas de pai, mãe e filhos.

Aprendizagem: Segundo Piaget (1959, p. 184), “...(a) aprendizagem supõe utilização de coordenações não adquiridas (ou não totalmente adquiridas) que constituem uma lógica ou uma pré-lógica do sujeitos; (b) a aprendizagem das estruturas lógicas supõe a utilização de outras estruturas lógicas ou pré-lógicas prévias, não adquiridas (ou não totalmente adquiridas)".

    Fico pensando que podemos trabalhar tantos outros assuntos sobre diversidade, no entanto, nem sempre podemos avaçar. Pois estes podem mexer com a estrutura moral, ética dos alunos. Sei que nem sempre todos os alunos têm idade para abordarmos certos assuntos, cabe ao professor avaliar o quanto ele pode avançar, nunca esquecendo que pode instigar a curiosidade e provocar o desejo em todos para fazerem novas descobertas. Mas como nos diz sabiamente Piaget:


“O ideal da educação não é ensinar o máximo, maximizar os resultados, mas é acima de tudo aprender a aprender, aprender a se desenvolver, e aprender a continuar a se desenvolver, mesmo após deixar a escola.” (PIAGET, 1976, P. 30)

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Trouxeste um ponto importante que é deter-se na individualidade do aluno. Cabe ao professor ter a sensibilidade de perceber a demanda do aluno, em qual fase este se encontra, quais são suas necessidades e a partir disso enquadrar a prática da melhor forma possível.

Grande abraço, Anice.