“O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência (Maturana, 1998b, p. 29).”
Pensando sobre as aprendizagens que decorreram da convivência com os outros posso citar a troca da Professora Luciane comigo durante sua visita à sala de aula. Em determinado momento onde eu muito preocupada com a conversa dos alunos durante a apresentação do site amigos do mar, pensei que alguns alunos não estavam dando ateção ao apresentado. Na verdade não era o que estava acontecendo, visto que após a observação da professora Luciane esta me apresentou a folha de suas anotações e estava lá a fala justamente destes alunos: "... e aí eu peguei ela, soltei, fiquei com medo... não, não peguei de novo, tava com medo..." Este era o relato do grupo de alunos que falavam da captura de uma tartaruga em um lago próximo de nossa escola.
Também aponto como aprendizagem quando os alunos que já haviam visitado o SESI em outra oportunidade relatavam aos pioneiros o que este espaço de lazer reservava para eles. A troca entre as personagens da peça teatral: "Máquina do Tempo" sobre o aquecimento global, em que os alunos respondiam ao serem entrevistados sobre o comportamento deles ao escovarem os dentes com a torneira fechada, tomar banho usando o tempo necessário para ficar higienizado. Sem falar da aprendizagem subjetiva dos alunos com a música da peça, da identificação dos alunos com o comportamento dos membros da família que a peça apresentava e da reflexão dos alunos sobre o novo comportamento.
2 comentários:
Cristina de Siqueira da Silva disse...
Querida Tutora Anice, eu refiz. Penso que consegui custurar melhor agora a teoria com a prática e apontar as evidências de aprendizagem dos alunos.
Agradeço a atenção e me avisa se consegui atender a espectativa,se respondi o desafio...
Um grande abraço.
Cristina de Siqueira da Silva.
4 de junho de 2010 13:08
Olá, Cristina!
Com certeza, respondeste bem ao desafio. Aqui conseguiste exemplificar algumas situações, auxiliando o leitor a entender o que vem ocorrendo em tua sala de aula.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário