terça-feira, 8 de junho de 2010

Reflexão da 8ª semana de estágio...


Reflexão da 8ª semana (30/05/10 a 04/06/10)



O trabalho desenvolvido nesta semana foi muito gratificante, os alunos estavam bastante motivados e desenvolveram o trabalho com interesse e dedicação. Estes foram bastante participativos e 
fizeram os comentário sobre as atividades desenvolvidas no projeto referente “Eu cidadão pratico minha ação.” Foram bastante críticos em relação ao trabalho desenvolvido por eles durante o projeto. Apontaram o que mais gostaram, o que não gostaram de fazer e o que eles pensam que poderiam melhoral. Este último foi o de falar com os pais de modo mais convincente para eles deixarem estes sair do espaço escolar só com os colegas da turma e com as professoras da escola Osório. Os alunos fizeram a auto avaliação do seus trabalhos durante o trimestre, pois este está em fase final e vamos fazer na próxima semana o conselho de classe de nossa turma. Escreveram um acróstico coletivo elaborado com as letras iniciais da expressão "EU CIDADÃO".


Foi aplicada uma técnica reflexiva entre os alunos a qual consiste em os alunos em círculo passarem um novelo de lã o qual vai sendo desenrolado. Ao passar o novelo de lã para o colega o aluno deve apontar característica do colega e dizer o motivo pelo qual está entregando o novelo de lã a este. Após os alunos fazerem o desenrolar do novelo fazendo uma teia, devem então fazer o retorno desta lã ao novelo.


Os após esta atividade, que foi feita na rua por motivo de maior espaço físico, os alunos retornaram para a sala de aula para conversarmos sobre como conseguiram desfazer a teia. Eles apontaram que a colaboração dos colegas que haviam recebido o novelo foi importante e que somente assim conseguiram retornar a lã ao novelo. Os alunos foram unânimes em dizer que ficavam torcendo para que fosse passado o novelo para si. Fizeram comparações entre o andamento das atividades com a colaboração dos colegas entre si, bem como da colaboração dos familiares para o sucesso dos alunos e das aulas. Mencionaram a participação efetiva das famílias com fornecimento de recursos materiais para o efetivo trabalho dos alunos. Falaram sobre o efetivo acompanhamento dos familiares, pois eles não são sozinhos na escola.


Portanto, nesta atividade relatada, os alunos colocaram-se no lugar do outro, quando agiram colaborativamente para o desenvolvimento da atividade e o sucesso desta. Este comportamento que segundo Piaget (1994 apud REAL, 2007 p.5), é resultado da descentração do pensamento onde o indivíduo age colaborativamente tendo como premissa sua igualdade com o outro e percebe neste uma possibilidade social de troca. Vale dizer aqui que isto só acontece quando o indivíduo é capaz de fazer a diferenciação do outro e através da descentração do pensamento, no qual vê não somente a si e passa a ver o outro e colocar-se no lugar do outro. Isto só acontece com a construção do pensamento, visto que não é desde o início que o indivíduo tem esta concepção.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Essa atividade com o novelo é mesmo bem interessante! Que bom que pudeste perceber a empatia dos alunos já que estes começaram a se colocar no lugar do outro.

Grande abraço, Anice.