segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estudar Seriamente...é...

Pensando na escrita do TCC me reporto a Paulo freire que diz que a nossa escrita é ato de sujeitos e não de objetos, portanto penso que ao darmos início ao mesmo é que nos damos conta do quanto isto é verdadeiro. Nas leituras e releituras das teorias precisamos não nos alienamos, mas fazermos críticas conforme as formações históricas de nosso conhecimento. Precisamos comparar aquilo que queremos pesquisar com as teorias já existentes, somente conseguimos isto quando conhecemos as condições histórico-sociológico do contexto no qual o autor em questão estava incerido. 

“Estudar seriamente um texto é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu. É perceber o condicionamento histórico-sociológico do conhecimento. É buscar as relações entre o conteúdo em estudo e outras dimensões afins do conhecimento. Estudar é uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever – tarefa de sujeito e não de objeto. Desta maneira, não é possível a quem estuda, numa tal perspectiva, alienar-se ao texto, renunciando assim à sua atitude crítica em face dele.” (FREIRE, 1981, p.9).

BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Paulo. Ação e Cultural Para a Liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Muito interessante as palavras de Freire e tua reflexão a partir disso. No entanto, qual ligação fazes disto com teu TCC?

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

PS - Esperarei, ainda esta semana, mais duas postagens tuas para que fiques em dia aqui no blog, certo?

Grande abraço, Anice.

Cristina de Siqueira da Silva disse...

Estimada Tutora Anice, Tu és nota 10!
Sabes fazer as perguntas certas.Vamos ver se sei respondê-las!
Este comentário tem tudo a ver com o TCC, pois é uma construção que envolve muitas leituras teóricas e que para elaborar o Trabalho envolve tudo que Paulo Freire fala. Como está na postagem: Precisamos comparar aquilo que queremos pesquisar com as teorias já existentes, somente conseguimos isto quando conhecemos as condições histórico-sociológico do contexto no qual o autor em questão estava incerido.
Conseguimos construir a nossa escrita a partir também de tudo o que já temos de conhecimento. Nossas vivências de sala de aula, o trabalho na comunidade escolar,a nossa formação acadêmica formam o todo de nossa obra,o TCC.
Será que consegui responder?
Um grande abraço.
Cristina de Siqueira da Silva.

Anice - Tutora PEAD disse...

Com certeza, Cristina!!!

Me deste bons argumentos!! :)

Grande abraço, Anice.