Sendo professora desde 1988, ainda não trabalhei com neenhum aluno com deficiência física. Embora acompanhe a luta de colegas em minha escola para vencerem as dificuldades no trabalho com o deficiente físico, eu vejo que a maior barreira ainda é o preconceito. Os alunos com deficiência física, na grande maioria e que são bem assistidos pelos seus mestres, como no caso de um aluno que está em minha escola desde a 1ª série e hoje está na 5ª série, estes evoluem e torna-se pessoas mais alegres. Este aluno ao qual me refiro é bem participativo e nas atividades de recreação desenvolvidas pela Professora de Educação Física ele sempre tem seu espaço garantido. Isto justifica que as limitações que ele traz consigo não impedem que ele participe de outra forma que não a convencional.
A inclusão da criança deficiente desde a educação infantil poderá oportunizar que esta aprenda a construir seu conhecimento de forma sistematizada e na companhia de outras criança. O ambiente escolar deve promover os desfios para a aprendizagem. Para que isto aconteça é necessário que tudo seja planejado para o desempenho das atividades escolares, os recursos materiais e humanos precisam ser disponibilizados. É necessário políticas públicas que favoreçam não somente a chegada do deficiente na escola, mas a permanência deste para seu crescimento e crescimento dos demais.
AEE - Deficiência Física
Um comentário:
Olá, Cristina: Que bom que estás atenta quanto a esta questão mesmo nunca ter tido essa experiência na tua sala de aula. É importante que todos tenham entendimento e respaldo até porque o aluno pertence a escola e não somente a uma sala de aula. Abração, Anice.
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