terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aprendendo com a EJA


Com as leituras feitas na Interdisciplina Educação de Jovens e Adultos no Brasil pude entender melhor o trabalho que deve ser desenvolvido com os alunos da EJA. Considero também de grande importância a ênfase que a lei dá ao aproveitamento dos conhecimentos que os alunos da EJA que possuem mais idade trazem. Visto que tendo mais idade, ele traz consigo uma soma de conhecimentos e vivências diferentes dos jovens aprendizes. Isto deve ser valorizado e aproveitado pelo professor para polemisar e levantar possíveis temas e desenvolvimento de projetos e que por conseguinte irá beneficiar a todos, pois devemos ter sempre em mente que a aprendizagem é colaborativa e que traz grandes benefícios para professores e alunos.
A EJA, de acordo com a Lei 9.394/96, vislumbra a presença de jovens e adultos nas escolas, sendo esta uma alternativa para atender as necessidades daqueles que por um motivo ou outro não frequêntou a escola em outra etapa da vida. A lei também prevê que a EJA tenha um “modelo pedagógico” próprio a fim de suprir as necessidades destes jovens e adultos que estão trabalhando ou querendo ascender profissionalmente. Para tanto a EJA deve dar conta dos trabalhadores e de outros indivíduos dos diversos segmentos sociais.
A EJA deve possibilitar aos jovens e adultos retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida, possibilitar um nível técnico e profissional mais qualificado.

"A Constituição Federal do Brasil incorporou como princípio que toda e qualquer
Educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CF, art. 205). Retomado pelo art. 2º da LDB, este princípio abriga o conjunto das pessoas e dos educandos como um universo de referências em limitações. Assim, a Educação de Jovens e Adultos, modalidade estratégica do esforço da Nação em prol de uma igualdade de acesso à educação como bem social, participa deste princípio e sob esta luz deve ser considerada."


http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/Parecer%20CEB%2011.2000_Diretrizes%20Curriculares%20da%20Educacao%20de%20Jovens%20e%20Adultos.pdf


Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina. O que se vê neste cenário é a possibilidade da troca, não é mesmo? Uma vez que são jovens e adultos no mesmo ambiente, muitas aprendizagens ocorrerão para além dos conteúdos. Abraço, Anice.