Lendo sobre o "pai" da Didática, Comênio aprendi que a aprendizagem para ele se dava a partir dos sentidos e das experiências. Através do livro Orbis Pictus, de forma ilustrada, apresenta em sala de aula elementos do conhecimento dos alunos. Os alunos conheciam os sons e as ações emitidos por determinados animais nos diversos estágios de seu desenvolvimento. Então o livro didático servia para sistematizar o conhecimento. Podemos perceber com a ilustração que a letra inicial era usada como elemento que dava início aos estudos.
Mesmo sendo escrita por Comênio a Didática Magna há mais de 300 anos, as críticas, sugestões são de grande valia em nossos dias. Tive oportunidade de comparar suas convicções e perceber que encontro em minha prática e na de meus mestres muito das prática defendidas por Comênio. Exemplifico como a constante preocupação em apontar as evidentes aprendizagens individuais, assim como suas contribuições no grupo.
Proponho trabalhos em grupo a fim de possibilitar que interajam no decorrer de suas aprendizagens. Desenvolvo atividades que tenham como ponto de partida a realidade dos alunos assim como Comênio que se posicionava contrário à aplicação de teorias abstratas.
Referências Bibliográficas:
Biblioteca do ROODA
Fonte: http://centrorefeducacional.com.br /didat.htm, acesso em 26/11/2007, 08:40
Um comentário:
Olá, Cristina: gostei muito da tua postagem. É exatamente este o propósito do blog: unir a teoria com a prática. Agora uma pergunta: ao ler o texto houve algum exemplo de prática da qual não conhecias e que tivestes interesse em aplicar? Abraço, Anice.
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