quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aprender com o outro.




       Aprender com o outro é tarefa de envolvimento, onde os envolvidos na aprendizagem apesar de diferentes atividades fazem trocas com imensuráveis significados para os diversos envolvidos. Por este motivo que os projetos de aprendizagem são importantes e trazem para a humanidade dos dias atuais motivos de sobra para serem desenvolvidos pelas instituições de ensino.
     Com a evolução tecnológica, o acesso à internet é possibilidade para ampliar os conhecimentos. Podemos dizer que se não é do uso diário de todos pode ser de acesso a todos. Pois uma grande parcela de todas as classes econômicas têm acesso a internet nas escolas, nas lan house nas casa de amigos. Para o crescimento cultural através do uso da internet como um recurso que pode deter o registro das operações de pesquisa, da própria pesquisa, de relatos de um determinado grupo de estudos é hoje imprescindível dispensar. Portanto é necessário que os professores façam uso deste recurso a fim de aprofundar os temas que estão em evidência de nosso cotidiano.
      Nos projetos de aprendizagem, PA, todos os alunos são os responssáveis por aportar o que será estudado, isto é o tema escolhido por eles, o modo como vão buscar respostas para o problema em questão e o professor será encarregado de mediar esta aprendizagem, deverá apontar fontes referentes ao assunto. Os alunos trocam ao interagirem nas mais diferentes formas. Os alunos determinam o que cada elemento do grupo irá fazer para a conquista das novas descobertas.
      Paulo Freire nos diz que o diálogo é que aponta o conteúdo programático, portanto entendo que sempre que nos reportamos ao outro, nos colocamos a postos para ouvir o outro, estamos favorecendo se não a nossa aprendizagem a dos outros que ouvem.
     No trabalho que faço com meus alunos procuro exercitar esta prática, algumas vezes me sinto insegura, mas creio que com a insistência desta prática o medo vai sendo dissipado.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Em que momento percebeste que, ao reportar tua atenção ao aluno, houve uma facilidade na aprendizagem?

Grande abraço, Anice.

Cristina de Siqueira da Silva disse...

Eu cito com exemplo as atividades de soma,multiplicação e outras. Sempre que o aluno está trabalhando com o material de contagem e eu passo e estimulo o trabalho, a ação em desenvolvimento, percebo que o aluno fica mais seguro e consequentemente executa a operação fazendo com que o resultado seja correto. Quando questionado, não reluta em refazer, pois se sente confiante e é prazeroso ter alguém por perto interagindo nas em nossas atividades, a aprendizagem se dá com gosto.
Será que respondi a tua pergunta?
Um grande abraço.
Cristina de Siqueira da Silva.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Respondeste sim... o objetivo da minha pergunta era que trouxeste argumentos que embasem o que estás afirmando, entende?

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Grande abraço, Anice.