Trabalhando com o tema sobre as mães e a diversidade.
Lancei a pergunta para os alunos fazerem a seus familiares: _ Como pode ser formada uma família? Os alunos trouxeram, as várias possibilidades. No entanto não podemos nos aprofundar no tema, pois o que eles estavam ansiosos para fazerem era o trabalho sobre as mães, desenhos, pintura, mensagem, pote, etc... A atividade sobre a diversidade ficou para a próxima semana.
Nesta semana não tivemos acesso ao computador, não tínhamos a sala disponível e o notbook estava sendo usado pelo SOE. O site citado referente a poesias ficou para uma próxima oportunidade. Trabalhamos com o texto “Se as Coisas Fosses Mãe” de Sílvia Orthoff. Fizeram uma analogia entre as possibilidades cogitadas pela autora e as da vida real. Foi muito legal quando eles falaram da chaleira sendo mãe que faria chá e remédio para as doenças da vida. Falaram dos cuidados daquele que cuida mesmo não sendo mãe. O que evidencia o fato de eu ter quatro alunos órfãos de mãe e todos terem pessoas que zelam por suas vidas, constituindo assim uma família.
“Quando saio de casa não tenho dúvida nenhuma de que, inacabados e conscientes do inacabamento, abertos à procura, curiosos, "programados, mas para aprender", exercitaremos tanto mais e melhor a nossa capacidade de aprender e de ensinar quanto mais sujeitos e não puros objetos do processo nos façamos (Freire, 1997, p.65)”.
Penso que como diz Paulo Freire todos nós temos a intenção de aprender, e eu acrescento que na turma, no grupo da nossa sala de aula aprendemos com os outros interagindo com todos os envolvidos no processo. Os alunos mostraram essa troca de saberes com suas manifestações de como é constituída sua família, quem são suas mães ou aquele que é seu cuidador. No momento que elencaram a contribuição econômica da mulher para o sustento da família. Falaram do trabalho de suas mães, aquela que traz para dentro de suas casas o sustento da família. Apontaram os mais diversos trabalhos que a mulher faz hoje e esta participação ativa da mulher na sociedade.
Os alunos montaram cartazes para exposição no sábado, dia de apresentação das turmas convocadas para organização do evento: “Festa da Família”, conforme calendário eleito em assembléia geral com todos os segmentos da comunidade escolar. A minha turma e eu apresentamos os nossos trabalhos em homenagem às mães e famílias.
Um comentário:
Olá, Cristina:
Aqui trazes uma das teorias que embasam tua prática e exemplica algumas situações que ajudam a ter um melhor entendimento sobre a prática. É isso aí... estás atingindo um dos objetivos do blog.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário