Humberto Maturana (1992), em sua teoria da Biologia do Conhecer, nos mostra que é preciso entender a vida como um processo de conhecimento e que o viver e o conhecer são inseparáveis. Não se trata, portanto, de adquirir conhecimento, já que este, como fenômeno biológico, ocorre no ser vivo o tempo todo, e sim, de um processo contínuo de transformação estrutural de um organismo com outro. Em outras palavras, "o conhecimento acontecerá, num domínio de interações de qualquer sistema dinâmico enquanto opera num acoplamento estrutural com suas circunstâncias".(Mpodozis e Matuana,1992).Penso que os seres humanos estão em constante evolução e que é deste ponto de vista que Maturana parte, visto que ele sendo Biólogo apresenta esta afirmativa a partir da evolução dos seres. Também no que tange ao conhecimento em ser adquirido ou desenvolvido é a mesma coisa, visto que não podemos separar um do outro. Entendo que é tudo muito entrelaçado. Quando vamos desenvolver qualquer trabalho com os nossos alunos, precisamos partir sempre do ponto de vista deles, do conhecimento que eles têm, isto que dizer que o aluno não é uma tábula rasa, tem vivência e conhecimento que podem ser bastante diferentes dos do professor. Sendo assim acredito que ninguém perde o encanto... E viva os PAs.
Que trama que eu fiz agora... Consegui me fazer entender?
BIBLIOGRAFIA:
MPODOZIS, H, MATURANA, Humberto. El origem de las espécies por midio de la deriva natural o la diversificación de los linajes e través de la conseervacion y el cambio de los fenotiposo ntogénicos. Museo Nacional de História Natural do Chile, Publicación Ocasional – Chile, Editora 1992.
Um comentário:
Olá, Cristina:
Deu para te entender, certamente!! :)
Cada um parte de sua formação para explicar algo. Freud, por exemplo, por ser neurologista partiu desta via para entender o aparelho psíquico e seu desenvolvimento.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário