A Internet propicia um ambiente autônomo, pois serve de modelo à criação de grupos de discussão, nos quais comunidades virtuais exploram as riquezas existentes na população, trocando questionamentos, criando uma memória coletiva, oriunda da interação das pessoas. A organização dos sistemas vivos é circular, auto-referencial e sua organização é uma organização fechada e, portanto autônoma. No ser vivo, há um processo de autoconstrução e autonomia, que, a partir de um sistema complexo, se articula com a rede, e, portanto, com a Internet. Como não há reprodução de uma realidade externa – não há representação – o meio externo só age como elemento perturbador que desencadeia mudanças. Por isso que dizemos que o modelo da vida é o modelo da rede, pois tudo acontece na interação, e o modelo rede está em todas as dimensões do humano, no sistema imunológico, nervoso, social, nos remetendo conceito de autopoise, cunhado por Maturana e Varela “os seres vivos se caracterizam pelo fato de, literalmente, se produzirem continuamente a si mesmos, e assim, chamamos a organização que os define, de organização autopoiética”. (Maturana e Varela, 1990, p. 25).
Referências:
MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. As bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editora Psy II, 1995 e editorial Universitária,1990.
Referências:
MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. As bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editora Psy II, 1995 e editorial Universitária,1990.
3 comentários:
Olá, Cristina:
Trouxeste referências bibliográficas e tua citação está completa. No entanto, ficou faltando tuas opiniões.. queremos ver tuas ideias a respeito do que trazes, certo?
Grande abraço, Anice.
Anice! Tudo bem?
Eu sou sempre desafiada...Hummm...
Bem, como sempre são excelentes perguntas! Vou esmerar-me para responde-as à altura.
Penso que a Internet de fato favorece a construção do conhecimento, a autonomia de aprendizagem e a cooperação entre os envolvidos. Principalmente quando trabalhamos com os PÁS, visto que é neles que o aluno de qualquer idade pode socializar em infinitas dimensões o seu conhecimento, suas trocas com ou sem o mestre por perto. Maturana et tal.(1990), quando fala em aprendizagem ele fala da nossa própria produção que é contínua em si mesmo, que é a organização autopoiética. Será que consegui?
Um grande abraço.
Cristina de Siqueira da Silva.
Mais uma vez provaste que sabe argumentar bem! :)
Mas na próxima coloque tuas ideias juntamente com a citação teórica, certo?
Grande abraço, Anice.
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