Trabalhando com os meus alunos de 3º ano, o plano de ação sobre as etnias estou conseguindo perceber as dimensões afro-cultural. No entanto está iniciando o aparecimento daquilo que podemos chamar de marcas que alguns trazem na alma. Uma mãe me colocou: "Como podemos ter tanto valor se até a nossa religião não podemos comentar, sob pena de sermos ridicularizados frente aos outros? Tem gente que pensa que matamos criancinha... Que saímos matando galinha em prejuíso dos outros..."
Então aí temos a conclusão de que apesar de toda uma luta por igualdade e reconhecimento, onde todos têm direito de expressar a sua fé, temos o preconceito implícito. A mídia por força da lei apresenta a igualdade, no entanto apenas é bem sucedido aqueles que por um meio ou por outro conseguiram vencer a barreira da auto-estima, da valorização pessoal. O professor em sala de aula está diretamente envolvido com a estima destes alunos. Sabemos quanto o sucesso de alguém depende da valorização pessoal e da auto-estima. Muitas vezes a criança só se sente bem com alguém que considera igual a ela.
Cabe a nós professores não fecharmos os olhos para o preconceito, pois estaremos reforçando e tornando estes indivíduos mais uma vez excluídos. Apesar de não ser responsabilidade somente dos professores, é importante que assuntos como este sejam tratados pelos educadores e pelas turmas. Assim como deve feito chamamentos para que toda a comunidade escolar seja imbuída no processo de valorização do se humano pelo ser humano.
Sei que não é muito fácil, pois precisamos ter clareza do que é muito abrangente como os ítens apontados pela Ms. Marilene Leal Paré no texto Dimenssões da Expresões Afro-Cultural, mas temos que abrir espaço nas escolas para um planejamento que possa contemplar as diversidades culturais, étnicas de todos.
" ESPIRITUALIDADE – que mostra um conhecimento de uma força de vida
não-material a qual permeia todas as atividades humanas.
2. HARMONIA – ser fundamentalmente ligado aos eventos da natureza e
aos elementos do universo.
3. MOVIMENTO – característica dada numa trama de movimentos, dança,
percussão e ritmo observados na batida musical.
4. ENTUSIASMO – receptividade especial a níveis relativamente altos de
estímulos.
5. AFETO – importância da informação afetiva e da expressão emocional
ligadas à co-importância dos sentimentos e pensamentos.
6. INDIVIDUALISMO EXPRESSIVO – brilho singular da expressão pessoal, do
estilo da sinceridade da auto-expressão.
7. COLETIVISMO (TRABALHO COOPERATIVO) – comprometimento com a
interdependência fundamental das pessoas, com os vínculos sociais e
com os relacionamentos.
8. ORALIDADE – a importância dos modelos oral / aural da comunicação
para transmitir um significado verdadeiro e cultivar a ação da fala.
9. PERSPECTIVA DO TEMPO SOCIAL – demonstra um comprometimento do
tempo como uma construção social tal que há a orientação de um
evento em torno do tempo."
Bibliografia:
Auto-Imagem e Auto-Estima da Criança Negra: um Olhar sobre o seu Desempenho Escolar
Um comentário:
Gostei bastante da tua visão sobre o trabalho em conjunto. Sabemos que não é somente a escola que cria essa valorização e respeito para com o outro, mas é importante que a escola também seja um espaço para que essas questões sejam modificadas. Abraço, Anice.
Postar um comentário