domingo, 21 de outubro de 2007

Reflexões Aprendizagens e Partilhas


Estudando Artes e as demais interdisciplinas deste semestre estou adquirindo conhecimentos que desconhecia. Estou com condições de fundamentar a minha prática profissional, pois a prática sem fundamento teórico fica sendo o que eu chamo de “achismo”, não tem poder de argumentação. O trabalho do professor quando é um trabalho lúdico, seja ele uma música, uma pintura, uma escultura, uma coreografia, em fim uma atividade artística ele é trabalho que tem um objetivo. A expressão artística do indivíduo é subjetiva, no entanto esta subjetividade está acompanha dos conhecimentos que este traz consigo, bem como das interpretações que este dá as informações que o meio está lhe oferecendo.
Eu ousei apresentar aos meus alunos de 3ª série, a imagem da obra do Mestre Vitalino “Retirantes”, no computador, e também levei para a sala uma imagem impressa. Explorei a imagem, o nome da obra, o artista, o local que ele viveu. Pedi para eles fazerem com argila uma obra de retirantes. O trabalho está secando para fazerem a pintura. Eles gostaram e também estão ansiosos para concluírem a obra.
Eu escutei comentários, “mas que sujeira isto vai dar, tu estás que é um porco”, por parte de alguns pais. Dos colegas eu escutei "esta atividade trabalha bem a motricidade fina, pena que dá tanta sujeira.” Antes de obter conhecimentos de Arte eu ficaria chateada e não saberia argumentar. Hoje eu sei, pois tenho a fundamentação teórica. Para os pais eu disse que na reunião este assunto será abordado e que se alguém precisar de maiores detalhes marquem com a supervisão um horário para conversarmos. Para os meus colegas eu disse que disponho deste material teórico e que posso trazer para uma reunião de estudos.
Após a conclusão vou trazer as fotos para compartilhar com todos.
Fernando Hernández (2000, p. 136) diz que:
“Uma cultura visual existe ao mesmo tempo dentro e fora de cada um.
Vem daí a necessidade da aproximação à existência material dos objetos e ao seu impacto e recepção ótica, cognitiva e emocional.”
Podemos constatar que o que Fernando Hernándes argumenta está concretizado nesta obra do Emanuel, meu filho,8 anos, a percepção que ele tem do ambiente que o cerca. Eu falando em artes abrindo imagens,estudando, ele me disse que estava fazendo o meu retrato.Então questionei o que ele havia feito. Ele disse: "_Tu está de camisola e secando os cabelos." Eu perguntei por esta parte traseira que parece ser de um cão, também o cabelo comprido.Ele justificou:"_Mãe eu lembrei das tuas fotos com cabelo comprido, que aliás eu gostava mais, este rabinho é porque esta tua camisola tem um transfer de uma cadelinha."
Podemos constatar que com estas interdisciplinas, está havendo uma mudança juntamente de muita aprendizagem, não só comigo, mas com minha família e com meu trabalho.

Nenhum comentário: