sexta-feira, 25 de abril de 2008

Novas aprendizagens!







As tecnologias estão a nosso serviço, precisamos tirar delas o máximo de proveito e fazer delas instrumentos do nosso cotidiano para a nossa própria evolução bem como dos nossos alunos.
Eu neste mês de Abril com as atividades da Interdisciplina de Matemática sendo postadas no PBWIKI, tive vários problemas e muitos destes me fizeram ficar atrasada e me levaram ao questionamento: Até que ponto vale a pena?
Bem,com a superação das dificuldades eu hoje tenho certeza que vale a pena sim,pois eu aprendi muito com os impasses. Precisei recorrer a ajuda de colegas de tutores indo ao pólo, também consultei tutores online. Estes foram incansáveis em me ajudar, superei as dificuldades e aprendi. Claro, ainda não sou uma consultora em páginas do PBWIKI, mas já sei um pouco mais pelos desafios e surgiram e eu os venci.
Também, nestas dificuldades, eu percebi que muitos outros cresceram, cito um tutor que disse: "Eu não sabia que após a recuperação da página precisava esperar um certo tempo para fazer uma nova edição." Isto me gratifica muito,pois além de eu aprender com as dificuldades provoquei no tutor curiosidade e novas aprendizagens, visto que ele também não sabia que devemos esperar um certo tempo para fazer uma nova edição após a recuperação de uma página.

Paulo Freire diz: "Ensinar exige pesquisa. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino."
Portanto quando pesquisamos, indagamos somos indagados, educamos e somos educados é nesta relação de trocas que todos ganham. Neste curso EAD, alunos e alunas desta maravilhosa Universidade que é a UFRGS interagem e crescem. É assim que eu me sinto gente capaz de aprender e de ensinar.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Legal! Como o próprio Paulo Freire disse na sua obra Pedagogia da Autonomia: "quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado", como também "não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" (FREIRE, 1996, p. 25)