domingo, 21 de setembro de 2008

Novas Reflexões! Novas Aprendizagens!

"A educação é um “processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro.” (MATURANA, 2001, p. 29)."

Nós estamos sempre aprendendo. Como a Educação é algo muito amplo, quanto mais variadas nossas relacões mais amplos serão nossos conhecimentos e nossa cultura. No processo educacional, sala de aula, precisamos estar sempre atentos para que possamos sempre oferecer aos nossos alunos experiências variadas. Situações que possibilitem trocas interpessoais, pois assim estaremos favorecendo novas aprendizagens. Eu, aluna do PEAD, sinto e sou um exemplo de que isto não é muito fácil, nem para o professor, nem para os alunos. Agora, eu e minhas colegas estamos envolvidas com um PA ( Projeto de Aprendizagem) , na Interdisciplina Seminário Integrador e não está fácil trocarmos as nossas experiências, embora que já nos encontramos e obtivemos sucesso, ainda falta bastante para a conclusão do PA, portanto as trocas interpessoais precisam de muitos pré requisitos, em determinados grupos, para que a aprendizagem ocorra.
Na Interdisciplina Organização e Gestão da Educação estamos utilizando uma ferramenta nova, o X timeline, que também é um trabalho em grupo e nós estamos trocando experiências, estamos aprendendo e está bastante difícil concluir o trabalho.
São trocas de experiências que precisam de calma, dedicação e disponibilidade de tempo e ajustes constantes. Portanto, necessita de avaliação permanente para o crescimento de todos. Hoje de posse destes conhecimentos e destas novas experiências eu estou mais flexível com os meus objetivos dos trabalhos em grupo.

Nenhum comentário: