sábado, 21 de março de 2009

EIXO_VI

Tenho imensa satisfação em estar retornando aos meus estudos neste curso de Pedagogia, onde vou continuar contando com o auxílio dos meus colegas, Tutores e Professores. Estudando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da qual muito me orgulho, pois está a cada dia que passa fazendo um trabalho voltada para o crescimento da educação, hoje com as cotas, educação inclusiva e outros projetos de grande relevância do ponto de vista social, possibilitando que pessoas tão importantes e dignas, tanto quanto as demais, possam lá estar fazendo uma graduação.
Também quero agradecer desde já a todos os que sempre colaboram de uma maneira ou de outra com o meu crescimento como estudande e profissional da educação.
Neste semestre com Interdisciplinas significantes para o desenvolvimento dos saberes dos educandos, todos profissionais da educação, cito em especial as Interdisciplinas: Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Filosofia da Educação, Questões Étnicos Raciais na Educação (Sociologia e História), Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II e Seminário Integrador VI.
Aqui já aponto como aprendizagem o conhecimento do início dos estudos da Educação Especial, onde o médico Jean Marc Itard sendo ele o primeiro estudioso a usar métodos sistematizados para o ensino de deficientes.Lendo o texto “Linguagem e ação humana”, pude perceber que foi o momento que iniciou o estudo sobre o comportamento e educação da linguagem, servindo para outros tantos estudos. Os estudos de Jean Itard serviram para muitos estudiosos, como Maria Montessori. Foi uma experiência que, apesar não ter atingido o objetivo esperado com a “criança selvagem”, trouxe a convicção de que o estímulo é fator determinante para o desenvolvimento da linguagem e para outras habilidades do ser humano.
Um grade abraço a todos e a todas que estão fazendo do PEAD Gravataí um marco na História do nosso País.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina: como fica essa questão do estímulo na prática escolar? Os alunos são realmente estimulados pelos professores? Abraço, Anice.