terça-feira, 21 de abril de 2009

Mosaico da Diversidade




UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Curso de Graduação e Licenciatura em Pedagogia
Modalidade à Distância
Pólo Gravataí
Eixo VI
e-mail: cristina.siqueira18@yahoo.com.br

Disciplina: Questões Étnicos Raciais na Educação: Sociologia e História
Professora: Fernando Seffner
Nome: Cristina de Siqueira da Silva
Data: 21/04/2009
Tutora: Renato Avellar, Janaína Siviero Ribeiro
Atividade 2 - Enfoque II - Diversidade na Escola: mosaico étnico-racial




MINHAS DESCOBERTAS
http://peadportfolio156671.blogspot.com/ Link para o Mosaico da Diversidade.


Trabalho com duas turmas de 3º ano. (E.F 9 anos). Iniciamos nosso trabalho sobre diversidade cultural e racial. Iniciei o trabalho pedindo que eles olhassem sua própria imagem em um espelho que levei para a sala de aula. Questionei com que eles com quem se pareciam, cor dos olhos, pele, super cílios, lábios, cabelos. Foi muito interessante o que eles verbalizavam. Como exemplo um comentou: “Só posso me parecer com meu pai, pois minha mãe é branca como uma neve. Olha, Prô eu bem marrom.”
Para o dia seguinte pedi que trouxessem fotos variadas de suas famílias. Para as mães que trazem seus filhos diariamente, pedi que colaborassem e também divulgassem para as demais.
Os alunos no dia seguinte vieram com várias fotos, foi um grande alvoroço. Comentamos sobre nossas semelhanças, diferenças, nossos pertencimentos e nossa ancestralidade. Perguntei a eles como podemos organizar a construção de um painel para mostrarmos concretamente nossas discussões e pudesse ser mostrado aos demais. Eles disseram que por família. Um disse que poderíamos construir a árvore genealógica. Que sua tia já fez esta árvore o ano passado e que aparece o nome dele na árvore.
Realizamos discussões e depoimentos de mães que vieram junto para trazer as fotos. Desenhamos escrevemos sobre o nosso pertencimento. Montamos o nosso mosaico.
Os alunos construíram vários conceitos de etnia racial. Disseram ser um grupo de pessoas que mora em determinado lugar, tem costumes, hábitos, cultura. Apontaram como não tendo muito sentido a cor da pele e características físicas das pessoas, como no Brasil, país em que vivemos.
Depois de muito discutirem eles concluíram que o grupo étnico tem sempre uma característica física determinante além das características culturais. Então chegaram a conclusão por unanimidade é que pertencemos ao grupo étnico-racial de brancos. Apesar de termos uma aluna negra na sala, uma mulata e um mulato, eles concluíram que somos um grupo em que a maioria é de brancos.
Eu coloquei a música Raça Brasileira cantada por Beth Carvalho. Compararam a favela do morro que a Beth fala na música com a favela do “Beco Do Mijo”. Nós também fazemos parte do Beco, mesmo que não mora nele, ele está bem perto de nossa escola e alguns da sala moram lá.
Eu descobri com meus alunos o quanto eles são capazes de perceber e discutir estes conceitos mesmo tendo idade entre sete e onze anos. Concluí que este assunto precisa ser trabalhado em todas as idades, em todas as turmas. Podemos ter certeza que os alunos com esta proposta de trabalho vão refletir sobre sua constituição como pessoa, moral, étnica, social e muito mais sobre sua valorização pessoal.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Critina: Gostei bastante da descrição em detalhes da atividade e das reflexões que fizeste a partir do que foi visto em sala de aula. É isso aí.. esse é exatamente o objetivo do diário de bordo. Abraço, Anice.