domingo, 10 de maio de 2009

Método Clínico - Testagem

Esta semana eu realizei a testagem com três alunos da escola na qual trabalho. Uma de nove anos do 4º ano, uma de doze anos do 3º ano e uma de sete anos do 3º ano.



Somente a de nove anos e que está no 4º ano apresentou que já possui a conservação do número, as demais ainda não o possuem. Apenas a de nve anos mostrou estar no estágio Operatório Concreto, as outra duas estão no estágio Pré Operatório. Fica bem claro na testagem que a idade somente não determina o estágio no qual o indivíduo está.



"Os professores podem guiá-las proporcionando-lhes os materiais apropriados mais o essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela." ( Jean Piaget)

Veja o teste que apliquei!
Conservação de Número

Idade: 9 anos
Série: 4º ano
Sexo: feminino
Nome fictício: Paula
Material: 12 tampinhas de garrafa de refrigerante de uma cor e 12 de outra.

Eu iniciei conversando com a aluna da minha escola, mas que não é minha aluna. Perguntei se ela gostaria de conversar comigo e responder algumas questões de Matemática. Ela disse que sim e eu fui com ela para a biblioteca da escola para fazer o teste.

Igualdade inicial: Correspondência termo a termo espontânea
Coloquei sete tampinhas de uma cor em uma linha diante da Paula.
Pedi a ela que fizesse a mesma coisa, mas com as outras tampinhas de outra cor que eu dispunha em uma caixinha sobre a mesa.
Justificativa: Ela foi colocando e contando as tampinhas em voz alta, alinhou fazendo duas fileiras. Eu questionei. Quantas tu colocaste de cor branca? Como tu sabes? Ela respondeu que havia contado. Eu questionei, “as minhas tu também tinha contado?” Também contei. Sete, olha. Contou as minhas e depois as dela novamente. Viu como tem sete.

ITEM I: Linhas - Espaçamento
1. Igualdade inicial.

2. Transformação
Espacei as tampinhas em uma das linhas de modo que as extremidades das duas linhas não coincidissem mais.
Questionei à criança com uma pergunta de conservação de igualdade quantitativa das coleções de tampinhas: “Se a gente fizer de conta que estes são docinhos, será que teremos a mesma quantidade para comer ou algum de nós dois tem mais?”
Justificativa: Ela respondeu prontamente a mesma quantidade.
Contra-argumentos: Eu disse a ela que outra criança me disse ao contrário, que havia mais doces aqui, porque tem mais espaço entre as tampinhas. Ela mandou eu contar pra ver como nas duas fileiras havia sete tampinhas, “então conta, só mudou o tamanho do vão, prô”.

3. Retorno à igualdade inicial.
Antecipação de retorno: Eu questionei a Paula mais uma vez: “Se eu colocar como antes, nós teremos a mesma quantidade de tampinhas ou alguém terá mais?”
Justificativa. Ela respondeu: “A mesma quantia, sete tampinhas brancas e sete azuis.”

ITEM II: Círculos – Espaçamento
1- Igualdade inicial.
Coloquei seis tampinhas de uma cor em círculo e seis tampinhas de outra cor ao redor das primeiras, em correspondência termo a termo.


2. Transformação.
Coloquei o círculo interior, encostando umas fichas nas outras. Questionei temos a mesma quantidade? Ela respondeu prontamente. Sim, aqui seis e aqui também tem sei. Depois espacei o círculo exterior e questionei. Tem a mesma quantidade? Ela disse: Tem a mesma, tu só separou mais as do lado de fora. Então apontou com o dedinho e disse pode contar.
Questionei, disse para ela: Paula, mas uma outra criança já me disse que aqui tem mais, e apontei para o lado exterior do círculo, porque tem mais espaço.
Separei mais as tampinhas e fui questionando, ela sempre dizendo que tinha a mesma quantidade.


ITEM III: Cifras aproximadas
1. Igualdade Inicial.

2. Transformação.
Espacei uma linha de modo que as extremidades das duas linhas não coincidissem mais. Questionei várias vezes a Paula e ela afirmou que tinha a mesma quantidade. Ela então justificava dizendo, “prô, não colocou nem tirou nenhuma tampinha, então só pode ter a mesma quantidade.

3. Esconder.
Escondi uma das linhas com oito tampinhas. Pedi que a Paula contasse a outra linha.
Perguntei a Paula se ela poderia adivinhar quantas tampinhas tem na outra linha (escondida). A Paula disse: “Tem oito. Tu não tirou nenhuma e nem eu, é oito, sim”.
Justificativa e exposição da linha escondida
Questionei novamente. Está igual, tem a mesma quantidade? A Paula respondeu. “Sim pode contar, olha. Então conta pra ti vê, prô.

Conclusão
Como podemos concluir esta menina já está conseguindo fazer a conservação de número. Está no período Operatório Concreto, já consegue abstrair fatos concretos da realidade.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina: o que, nesta atividade, pudesse perceber além da orientação quanto ao estágio de cada uma? O que, de fato, viste como algo modificador na tua prática? Abraço, Anice.