segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Letramento Social X Letramento Escolar

Com este trabalho aprendi que mesmo com uma prática intensa, de muitos anos de atividade docente, ninguém poderá pretenciosamente achar que nada mais poderá ser mudado.
O professor está sendo assolado e desafiado pela tecnologia intensamente. Os meios de informação e comunicação estão ao alcanse de todos. Podemos dizer que os maiores desfios estão nestas áreas. Portanto para que o trabalho dos alunos e professores sejam de sucesso é preciso constante estudo e atualização dos professores, estes devem ser provocadores do conhecimento. Temos uma tarefa importantíssima que é a de estar em busca constante de soluções no meio, com o meio e para o meio que trabalhamos, que é a comunidade escolar como um todo.
*** Será que me fiz entender?***
Letramento Social X Letramento Escolar

A escola sendo a mais importante agência de letramento nem sempre cumpre seu papel. Podemos justificar isto através do fracasso escolar, pois a escola está trabalhando o letramento escolar sem dar nenhuma importância ao letramento social, os educandos vão perdendo o estímulo e suas aprendizagens se tornam insignificantes causando o total desinteresse pelos estudos e conseqüentemente trazendo a evasão escolar.
O letramento social implica no desenvolvimento de um trabalho voltado para os saberes dos educandos, sua cultura, seus interesses e suas vontades. O letramento social evidencia sucesso por ser trabalhado sob a ótica da credibilidade, isto é, o tema trabalhado no letramento social não pode ferir nem desmentir aquilo que socialmente o aluno tem como verdade. O aluno terá como conseqüência de seus estudos a aprendizagem, a derrubada de seus paradigmas, porém por um caminho que não vá ferir aquilo que foi e está constituído como verdade por sua classe social.
Os estudos apontam que o letramento social é mais eficaz. Quando observamos o sucesso que têm aqueles que se alfabetizaram na comunidade religiosa, na família, em de seu contexto social, pois a aprendizagem aí se dá com o princípio da autonomia. O aluno tem como problematização o seu cotidiano o que implica na troca de saberes coletivos, em suas semelhanças e não em suas diferenças (Kleiman, 2006).
Acredito que o modelo ideológico de letramento social aponta ser o predominante em um futuro bem próximo visto as exigências de uma maior escolarização pelo próprio mercado de trabalho, ficando as instituições escolares encarregadas de se modificarem vislumbrando o sucesso de seu corpo discente e docente. Os educadores precisam ver os educandos como representantes de um grupo social que têm cultura própria e que, por conseguinte terão sucesso com aquilo que já têm em suas raízes de formação étnica, religiosa, histórica, cultural, fruto de uma construção contextualizada com o meio em que estão inseridas.

Referências Bibliográficas:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/linguagem/texto_2_Modulo_2.doc
Acesso em 16 de setembro de 2009.

CLEIMAN, A.B. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola, 2006.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina! Consegui entender o que queres dizer! Realmente, o professor deve se atualizar de maneira que sua prática se torne atrativa contextualizando o cenário e tornando mais real a aprendizagem dos alunos. Abraço, Anice.