sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Alfabetização ou Letramento

Sempre podemos aprender e estas aprendizagens novas servem para que pouco a pouco possamos inovar o nosso fazer pedagógico enquanto professores que somos. Aponto Alfabetização e Letramento como estas novas aprendizagens, pois são embasadas em uma teoria como bem podem observar.
“O caminho adequado é o da síntese: não alfabetização OU letramento, mas alfabetização E letramento.”É preciso conjugar alfabetização e letramento? (BETOLILA; SOARES, 2007)
Penso que tão importante é o letramento para a alfabetização que muitas vezes até pensamos que estes pode ou andam só. Na verdade para que alguém consiga decifrar o código da escrita deve estar muito envolvido no letramento. A importância de ser oferecido aos alunos, vários portadores de textos, não garante que este se alfabetize. Creio que desde muito cedo todas as crianças dão início no processo de letramento, porem quando chegam na escola por motivos não muito claros muitos conseguem avançar e alguns não conseguem. Talvez, ou muito provavelmente os recursos usados para que este mais se aproxime da alfabetização não estejam adequados ou não atendem a real necessidade que alguns precisam. Ressalto aqui a importância que tem o trabalho do professor em “encantar”, favorecer que a criança se sinta à vontade no ambiente escolar para emitir sua opinião, mostrar seus conhecimentos prévios sobre determinados assuntos. Apresentar e acolher as diversidades culturais dos colegas mediado pelo professor que se empenha em fazer dos momentos de sala de aula, momento de aprendizagem cooperativa.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Muito se fala sobre as experiências, novas abordagens, diferentes temáticas e aqui abordas um assunto simples e ao mesmo tempo precioso que é a capacidade do professor em motivar, ser empático e facilitador da aprendizagem, não é mesmo?

Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Muito se fala sobre as experiências, novas abordagens, diferentes temáticas e aqui abordas um assunto simples e ao mesmo tempo precioso que é a capacidade do professor em motivar, ser empático e facilitador da aprendizagem, não é mesmo?

Abraço, Anice.