sábado, 22 de maio de 2010

Refletindo...Uso das Tecnologias...

     Desde o início do PEAD tenho procurado aproveitar todos os momentos de minhas aulas para por em prática todas as possibilidades inovadoras que têm como objetivo facilitar a aprendizagem dos meus alunos. Em minha escola, sem falsa modéstia, sou o profissional que mais utiliza os recursos tecnológicos em sala de aula. Agora no estágio tenho sido incansável em pedir licença para a direção de minha escola para utilizar o único computador da escola com Internet.

    Eu sempre que posso utilizo em minhas aulas os recursos tecnológicos, noot book, máquina fotográfica. No momento o laboratório de informática de minha escola, não está funcionando. Tenho usado o noot book da escola, quando não está sendo utilizado pelo SOE, também utilizo um computador que é de uso do serviço de supervisão, este Internet, mas nem sempre há disponibilidade para usá-lo. Também para sair da sala de aula com 34 alunos preciso dividir a turma em pequenos grupos, me valho da ajuda do pessoal dos serviços gerais que ficam com o restante da turma em sala de aula. Fiz a assinatura de uma Internet móvel, a fim de facilitar o uso da Internet em sala de aula e para ter maior autonomia.
    Estou convicta de que faço o possível, pois os nossos alunos estão em contato com muitas mídias e os professores precisam aprofundar conhecimentos para acompanhar com sucesso e atender  as necessidades da sociedade atual. Como nos diz Pedro Demo:

“A escola e seus professores não podem comparecer neste cenário como mera resistência, tanto porque é inútil (computador e internet vieram para ficar), quanto porque se perde oportunidade decisiva. Não cabe o determinismo tecnológico, porque sociedade e tecnologia se condicionam reciprocamente. Mas é preciso perceber o andar dos tempos. Como educação insiste em afirmar que está à frente dos tempos, seria de se esperar que não se esconda em velharias, como é o atual instrucionismo vigente. Papel decisivo detém o professor: a qualidade de sua aprendizagem é condição decisiva da qualidade da aprendizagem do aluno. Ele precisa, mas que de críticas, de oportunidade tecnológica.”

http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/td10.html Site pesquisado em 220/05/2010.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Aqui uniste teoria e prática e esse é um dos objetivos do blog. Sugiro apenas que nas próximas postagens articules a teoria com alguma experiência concreta, certo?

Grande abraço, Anice.