segunda-feira, 31 de maio de 2010

Reflexão Do Estágio ( 7ª semana )


O trabalho desenvolvido nesta semana foi muito gratificante, os alunos estavam bastante motivados e desenvolveram o trabalho com interesse e dedicação. Os alunos foram bastante participativos e suas famílias colaboraram com a as autorizações para irmos até o SESI assistirmos uma peça teatral “Máquina do Tempo”, apresentada no dia 27/05/10. A peça nos apresenta as possibilidades do que ocorrerá com o aquecimento global, a peça é feita em uma linguagem lúdica, onde os alunos interagem com os atores tornando a peça ainda mais prazerosa. Também no SESI tivemos a oportunidade de brincarmos em vários brinquedos: cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, brinquedos feitos com balões e outros.


A Professora Luciane Corte Real foi presença marcante para os alunos no dia 25/05/10. Os alunos acessaram os sites previstos: amigos do mar. Neste dia consegui fazer uma WIK com os alunos, mas não tivemos mais oportunidade de trabalharmos com ela. Não tivemos mais acesso a Internet, por falta de disponibilidade do noot book, pois estava sendo usado por outros professores, na sala da supervisão o computador foi usado pelo serviço administrativo. Pretendo dar continuidade nas próximas semanas.

Apesar das dificuldades com as tecnologias, eu consegui trabalhar sobre o tema referente ao meio ambiente e os alunos trabalharam com satisfação, embora a previsão fosse a de escrevermos mais em nossa WIK. Mesmo assim vou fazer de tudo nas próximas semanas para oportunizar atividades na WIK.

Penso que quando investimos em sair do espaço escolar com o grande grupo estamos favorecendo novas aprendizagens, tanto na área cognitiva quanto no crescimento emocional e social de cada indivíduo. Como nos diz Maturana a convivência com o outro faz com que o indivíduo se transforme espontaneamente.

“O educar se constitui no processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência (Maturana, 1998b, p. 29).”

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

A postagem está fundamentada mais em uma descrição e não tanto na reflexão. Também senti falta de uma costura maior da tua prática com a teoria que trazes. Por favor, tente refazer a postagem, certo?

Grande abraço, Anice.