terça-feira, 23 de novembro de 2010

A construção de Projetos de Aprendizagem...

                   De acordo com a forma que a escola concebe a aprendizagem e como o professor planeja a rotina escolar, a interação entre os alunos é incentivada ou não. Existem tipos de atividades específicas dos Projetos de Aprendizagem e da simples forma como é organizada a sala de aula que contribuem para que os alunos interajam, deparando-se com situações de cooperação, respeito mútuo e até mesmo situações de conflitos em que precisam se colocar no lugar do outro, como as que foram relatadas nos estudos de caso. Por exemplo, se na sala de aula as cadeiras são sempre dispostas individualmente e os alunos são desenvolvem atividades em que precisam trocar idéias, situações de interação, cooperação e de resolução de conflitos dificilmente acontecerão. Portanto, o desenvolvimento da moral dos alunos a partir da sua reflexão, atuação e da intervenção do professor, como mediador da situação, não serão tão possibilitadas. Para Piaget, (1994, p.301) quando as crianças vivenciam situações de trabalho individual, o egocentrismo espontâneo é reforçado.
        Os alunos ao construírem seus PAs em um novo espaço de convivência, o Laboratório de Informática, é de grande valia. Pois foram desafiados a criar e a experimentar novas abordagens estimulando a construção do seu próprio conhecimento. A construção do conhecimento aconteceu quando o aluno na busca novas informações para complementar ou alterar o que já se possuia e, com isso, ele foi criando suas próprias soluções, refletindo e aprendendo sobre como buscar e usar essas novas informações através do uso da tecnologia.
        A informática dever ser utilizada como um instrumento para auxiliar a transformação da escola, como um espaço de aprendizagem cooperativa, mesmo diante dos desafios que apresenta. No entanto uma mudança na educação implica em uma alteração de postura, e requer o repensar dos processos educacionais por todos os envolvidos na educação.


REFERÊNCIAS:

PIAGET, J. O juízo moral na criança. 4. ed. São Paulo: Summus, 1994.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Mesmo que não seja podido realizar, no ambiente escolar, um PA em si, podemos criar condições de que, pelo menos, a cooperação, interação e troca de interesse ocorra, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.