sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Literatura Infanto-Juvenil

A Contação de Histórias faz com que possamos sonhar, viver sonhos reais e fantásticos, nos dá asas e viajamos por mundos criados por nós e por outros. Nos faz crescer resolvendo nossas emoções.
As crianças amam as histórias, o meu fiho fez minha mãe contar e recontar uma história real com pitadas de fantasias de minha infância, onde eu e minha irmã fomos atravessar um campo e um boi correu atrás de nós. Ele ria, gargalhava sentindo e manifestando as emoções de cada momento da história. A manifestação de alívio e glória quando na história minha mãe diz que vencemos passar a cerca de arame e ficando salvas dos chifres do boi.
Eu até me esforço, mas não sou uma boa contadora de histórias, tenho muito o que aprender.

Eu também conto histórias para meus alunos e vejo que, apesar de eu não ser uma boa contadora de histórias, os alunos ficam muito atentos aos fatos da história.
Ouvir histórias faz com que nos reportemos para um mundo onde a fantasia pode virar realidade, onde os sonhos podem ser vistos como possibilidade de mudanças. Momentos estes que nos dão o direito de sonhar com o impossível, sendo adultos e com mais veemência na criança que tem suas fantasias bem mais aguçadas.

Experimentar momentos de fantasia faz com que trabalhemos nossas emoções. Estes momentos nos permitem que vislumbremos possibilidades de novas formas de resolver situações do cotidiano. A atividade “Contação de Histórias” permite que os alunos sejam os protagonistas indiretamente de cada cena da história, isto faz com que de um modo ou de outro este aluno tenha, como ser humano, a oportunidade de fazer com que seus sonhos sejam vistos com possíveis chances de realização. Possibilitando também que o impasses sejam visto como mais um motivo para não esmorecer diante dos obstáculos da vida.

Nenhum comentário: