quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Música e Artes Visuais

Trabalhei com meus alunos a música Aquarela de Toguinho, buscando a valorização da música de qualidade. Os alunos precisavam ouvir e representar com têmpera e pincel elementos que aparecem na letra da música.Trabalho que exigiu que o aluno pensasse e refletisse na letra da música. Esta tarefa também proporcionou aos alunos discutirem o significado da música,a infância e a palavra "descolorirá" como o que pode acontecer na vida adulta com suas responsabilidades.Os alunos gostaram do trabalho como podem observar na expressão de felicidade que trazem nos lindos rostos.
Cada grupo apresenta um painel pintado por eles. Quando receberam o papel estes deveriam discutir sobre a incumbência que cada artista teria que apresentar e construir na obra coletiva.
Professora Rejane é certo mais que um artista compor uma obra?
Depois que fiz o trabalho com os alunos fiquei me questionando.
Eu penso que sim, pois a obra "as Meninas de Diegos Velazquez foi concluída por outra pessoa.


Postagem no fórum do dia 05/11/07, veja a seguir:
\"O GROSSO DA SOCIEDADE FOI EMPOBRECIDO EM SEU CONTEÚDO,
E AS PESSOAS PERDERAM SUAS REFERÊNCIAS.
A UM SER ESVAZIADO DE CONTEÚDO HUMANO,
CORRESPONDE UMA ARTE VAZIA DE CONTEÚDO ARTÍSTICO\"
José Ramos Tinhorão,
crítico musical.

São constatações que muito nos inquietam e vejo como ponto positivo esta inquietação. Como já havia me colocado anteriormente acho que o primeiro passo é questionarmos o nosso aluno e fazer com que este também reflita sobre o assunto. Somos formadores, professores e muito precisamos aproveitar para nos posicionarmos perante a comunidade escolar visto que não trabalhamos sozinhos, toda a comunidade escolar precisa estar sincronizada no desempenho de toda a formação escolar.
O mal está instalado no mundo inteiro como o próprio texto diz, estamos atendendo intersses de alguns que com seu poder de manipulação de massas estão dominando o mundo. Considero que precisamos perceber a nossa condição enquanto profissionais da educação, no entanto também sei das limitações de recursos que somos assolados. Na escola que trabalho tenho apenas um colega que toca e canta, ele é mestrando da UFRGS, no entanto este ministra aulas de História. Os recursos humanos e materiais são restritos e os meios de comunicação significativamente mais fortes.
Quando desde a infância temos o contato com meios diversificados de música conseguimos fazer uma seleção do que queremos cantar, somos mais críticos.
Agora com esta Interdisciplina estou tendo a oportunidade de conhecer novas maneiras de trabalhar a música, também com as leituras estou tendo a oportunidade de refletir os porquês das nossas limitações.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Adorei seu comentário. Pode-se ver a sua impressão nele, o que você acha. Legal o trabalho realizado com a pintura e a música associadas. Parabéns!