terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Refrexões

SALA DE AULA É LUGAR DE BRINCAR?

Sala de aula é lugar de brincar. Eu pude experienciar com as Interdisciplinas deste semestre atividades que justificam isto. Desenvolvendo atividades lúdicas pude comprovar que atividades de folga são muito importantes, pois neste momento que o professor tem a oportunidade de entender as relações do aluno com o mundo que o cerca. O aluno brinca, joga, faz do lazer sua evolução cognitiva assim como trabalha suas emoções de modo que faz os seus medos, sonhos e ilusões serem objetos de suas brincadeiras.
Eu trabalho com 3ª. Série e levo meus alunos para brincar no pátio com brinquedos e jogos duas vezes por semana e na sala uso jogos pedagógicos duas vezes por semana. Estes momentos eu afirmo que oportunizam um grande crescimento para mim e também para meus alunos, visto que assim damos um sentido suave as nossas aprendizagens.
A criança quando joga trabalha limites desenvolvem o raciocínio, portanto jogo e brincadeira são coisas sérias, pois é trabalho mental prazeroso e que faz com que a criança evolua sua condição social. Quando observamos as crianças jogarem podemos perceber que quando uma tenta burlar as regras do jogo, ou as regras pré-estabelecidas, os demais colegas fazem com que esta relembre as regras fazendo com que seja trabalhado o senso de cooperação e respeito com os colegas.
Podemos observar as crianças brincando e vemos que elas mostram suas vivências, o modo como chamam atenção das bonecas, “seus filhos”, “usam o batom antes de saírem para o trabalho”, atitudes
que são transferência de papéis. Manifestações através das quais podemos conhecer melhor nosso aluno e trabalharmos as conquistas, a rivalidade que há entre os membros da família, os tabus, etc.
Trabalhei com “Música Popular Para Crianças”, na Interdisciplina Música na Escola, onde os alunos precisavam criar uma coreografia dentro do compasso do samba, da música “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. Atividade lúdica que os alunos se soltaram, brincaram com a letra, com o samba, questionaram sobre os compositores. Exploraram o vocabulário brincando com as palavras, buscaram no dicionário, aprenderam sim, pois instigou a curiosidade. Pude trabalhar o compasso, expliquei que é a pulsação dos tempos fortes e fracos da música. Os alunos construíram instrumentos musicais, reco-reco, tamborim, chocalho, exploraram os diversos sons produzidos.
Ficou claro com a Interdisciplina de Ludicidade que é imprescindível trabalhar com nossos alunos atividades que explorem o lúdico, seja um jogo, uma brincadeira, em fim uma atividade de folga. São atividades que promovem a interação com o grupo, estabelecem condição para o crescimento do indivíduo e do grupo no qual este está inserido.

Nenhum comentário: