domingo, 20 de abril de 2008

Fundamentando o Trabalho de Ciências.

Prática e Teoria ...Aprendendo Mais...

Ciências e Temas Científicos Estudados Pelas Crianças

Mediante a atividade proposta feita com os meus alunos de 3ª série, tive a oportunidade de vivenciar junto com eles uma experiência única e muito gratificante, digo isso em função da peculiaridade com que cada aluno fez a representação com o desenho da palavra recebida. Apresentei as palavras: luz, árvore, estrada, força, raiva, lixo, pé, rio, ácido, saudade, coração, nuvem, céu, mar, planeta, energia. Fiz questionamentos e os alunos com muita propriedade responderam de acordo com suas vivências. Uma aluna fez um ferro de passar roupa e este ligado a uma tomada de corrente elétrica representando a palavra “energia”. Reportei-me a minha infância e pensei que eu jamais iria desenhar um ferro elétrico, pois eu não conhecia um ferro elétrico, o nosso era com brasas de carvão. Um aluno desenhou uma mulher dando à luz um bebê para representar a palavra “luz”, esta então foi a que os colegas e inclusive eu achamos a mais diferente representação.

Os desenhos que os alunos consideraram mais difíceis de representar foram o da palavra força e o da palavra ácido. Foi o momento que os lembrei do que os pedreiros usavam misturar na água para limpar os tijolos, as cerâmicas, eles argumentaram dizendo que eles sabiam o que era, no entanto o desenho era difícil de fazer. Os desenho que eles identificaram como os mais parecidos foram os desenhos de coração, árvore e céu. Com este trabalho pude experienciar e perceber o quanto pode ser diferente as representações de um grupo de alunos da mesma comunidade em que vivem, estudam na mesma turma e têm praticamente a mesma idade.

Eu de posse da leitura do texto da Russel Teresinha Dutra da Rosa, pude perceber que quanta surpresa nos traz o aluno e que o quanto eu posso aproveitar para aprofundar temas, buscar e analisar conteúdos para a área da Ciência e que estes naturalmente estão interligados com outras áreas e que precisam ser levados em consideração. Eu sempre me esforço para trabalhar com os meus alunos de modo integrado, pois vejo que as demais disciplinas estão sempre relacionadas de um modo ou de outro. Apareceu a água na representação da palavra “planeta”, aproveitei para trabalhar os cuidados com o armazenamento d’água.

Hoje estamos enfrentando a Dengue, doença que está diretamente ligada aos cuidados com o armazenamento d’água. Trabalhei com os meus alunos este conteúdo e estes me disseram: _ Mas aqui não temos ninguém com Dengue, isto é só lá em São Paulo o Luciano Huk é que teve dengue.

Eu, com meu fazer pedagógico disse a eles que ainda não foi divulgado que aqui, em Gravataí, alguém esteve com Dengue, mas que precisamos ter todos os cuidados necessários porque os meios de comunicação podem estar mascarando a verdadeira realidade. E que depende de todos nós, da sociedade em geral, rica e pobre, aplicarmos as medidas de prevenção, pois a doença não escolhe classe social, idade, ou classe econômica privilegiada ou pobre. Neste conteúdo estávamos trabalhando Ciências e Estudos Sociais, exemplo de prática de interdisciplinaridade que apresenta uma ligação do movimento social para o combate da proliferação do mosquito da Dengue.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Sobre as ciências e as concepções referentes às palavras, era legal trabalhar também, caso ainda não esteja realizando, essas questões de passado e presente, como você mencionou o caso da evolução do ferro de passar roupa. Faria um trabalho interdisciplinar de ciências e estudos sociais.
A questão da dengue traz dois aspectos: a formação do cidadão, pois você aborda o "faça a sua parte" o qual é fundamental, e a implicação da mídia no cotidiano das crianças, já que elas trazem personagens nacionais como o Luciano Huck, podendo trabalhar quem são essas pessoas, o que elas fazem, etc.
Abração!