domingo, 13 de abril de 2008

Repensando o Planejamento de Estudos Sociais

Repensando o Planejamento de Estudos Sociais


Minha vivência de duas décadas em sala de aula é de um planejamento baseado nas datas comemorativas. No início de cada ano letivo nos reunimos com o conselho escolar, e comunidade escolar para votação do calendário escolar. Após este primeiro encontro os professores e equipe diretiva nos reunimos para o planejamento dos objetivos a serem atingidos no decorrer do ano letivo e depois damos início aos objetivos do trimestre. Poucas oportunidades são dadas para que os pais opinem sobre os conteúdos de Estudos Sociais ou outras disciplinas.
Tendo em vista que o planejamento precisa ser feito contemplando momentos de participação dos pais e professores para discussão dos objetivos que irão ser trabalhados em Estudos Sociais, em minha escola estamos ainda muito a quem do que ideal. Em virtude do próprio desinteresse dos pais em participar de atividades de estudos e reflexões na escola, aponto como sendo um dos motivos pelo qual muitas vezes não são feitas atividades que propiciem determinadas discussões, bem como a acomodação do grupo docente que pensa que está fazendo o seu trabalho de modo eficaz esquecendo que precisam ser persistentes e audazes na construção do pensamento e da ação de uma comunidade para a construção de uma sociedade cidadã.
O grupo docente de uma comunidade escolar é responsável por questões subjacentes que devem ir além da coleta de dados históricos de um determinado local e época, mas deve oferecer situações de mudança pelo grupo atuante de modo que este seja um chamamento ao grupo passivo para que também participem e façam suas inferências e se dê a construção social. O trabalho do professor precisa ser incansável, pois pensar que vamos atingir 100% pode ser utopia do ponto de vista de quem não sonha com um mundo melhor. Mesmo que as mudanças não sejam o tanto que esperamos precisamos pensar que com o trabalho implantado há uma “contaminação” de idéias que atingem o grupo mesmo que de modo indireto.
Eu hoje, de posse de uma reflexão sobre o meu fazer pedagógico vejo outras possibilidades de trabalho em minha comunidade escolar, questões investigativas em todas as áreas do conhecimento podem fazer a diferença e despertar um maior interesse nos pais dos alunos para a construção da cidadania. Elaborar entrevistas na comunidade que envolva diferentes idades e camadas socioeconômicas podem ser o início da participação dos pais na escola. Podemos a partir daí construir momentos de aprendizagem, reflexões que possibilitem que na relação social se dê uma nova direção. Nestes encontros poderemos sugerir novas temáticas (política, família, geração de renda, meio ambiente, segurança) e por votação escolhermos sugestões e implantarmos novos temas com dinâmicas de participação que tenha como objetivo contemplar as necessidades de toda a comunidade escolar. Sei que precisamos trabalhar muito e que os resultados podem ser lentos e não posso pensar em resultados imediatos, mas que preciso levar este conhecimento para os meus colegas e junto da equipe diretiva elaborarmos um projeto de trabalho que possibilite aos poucos essa efetiva participação.

Referências Bibliográficas:
Biblioteca do ROODA

Nenhum comentário: