quinta-feira, 3 de abril de 2008

Desenho Representando a Palavra...



Eu apresentei as palavras conforme a ordem: luz, árvore, estrada, força;
raiva,lixo, pé, rio;
ácido, saudade, coração, nuvem;´
céu, mar, planeta, energia.
Pedi aos alunos que representassem através de desenhos as palavras qu estavam em cada espaço da folha. Os alunos iniciaram o trabalho e eu comecei a circular entre estes. No 5º aluno que eu observei, ele já havia concluído o primeiro desenho o qual representava a luz. Fiquei impressionada, pois não esperava por o desenho de uma mulher em uma posição estranha,com seios bem desenhados. Perguntei ao aluno o que ele havia desenhado. Ele me respondeu: - É uma mulher dando à luz, professora!
Eu jamais imaginei que pudesse alguém dar essa interpretação. Portanto é necessário que em qualquer situação de nossa vida profissional, como professor(ra) não nos escandalizarmos com o que os alunos nos trazem de vivência, moral, princípios, representação. Pois eu poderia ter dito a ele que onde estava a luz que eu pedi para desenhar, pois não enxergava luz nenhuma ali.
Manifesto aqui a grande alegria de estar aprendendo sempre, e agora com esta Interdisciplina com fudamentação teórica, Representação do Mundo Pelas Ciências Naturais, estou aplicando em meu trabalho diário com os alunos. Fazer inferência no meio onde estamos inseridos requer conhecimento e respeito pela cultura do outro.
O trabalho do professor, nos mais variados momentos de atuação, integra um contexto que constitui a formação cultural em todos os aspectos, formando subjetivamente a identidade, a vida comunitária da sociedade em que atua. Pois, o trabalho do professor precisa avançar indo além dos muros escolares, é mister que se discuta o que nos é apresentado nos mais variados meios de comunicação que primam pelo consumo desenfreado e não pela preservação da vida no mais amplo sentido. Precisamos lutar por políticas públicas que tenham como objetivo a preservação da vida e para isto é necessário repensar os conceitos que nos são apresentados pelo meios de comunicação.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Excelente, Cris!
Esse relato do seu aluno lembra-nos da perspectiva piagetiana (do epistemólogo Jean Piaget) e seu método clínico, no qual através de perguntas vai se traçando e compreendendo o raciocínio do outro. Ou seja, seu modo de pensar, de representar, interpretar o real. É importante que o professor não faça uma imposição do seu pensamento, mas sim procure fazer uma escuta do seu aluno e compreender seu modo de pensar para poder lançar-lhe novas perguntas de maneira que ele avance no seu conhecimento, faça-o refletir novamente ou mesmo para que possamos compreendê-lo melhor, acolhendo suas idéias.
Abraço