segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Educação Escolar - Projeto Pedagógico

"a cultura precisa ser capaz de produzir significados, provocar sentimentos individuais e coletivos, criar disposições à ação e estabelecer formas de experiência coletiva da vida e de reflexões sobre seu valor. A cultura é um processo de construção social da história de vida das pessoas, das sociedades dos povos e até mesmo das nações." (BRANDÃO, p. 85).
Nos estudos que venho fazendo estou aprendendo cada dia mais sobre o quanto o professor como membro de uma instituição social é responsável por oportunizar a diversidade cultural de todos, do meio no qual está inserido seu aluno. O professor precisa fazer com que seja na escola o local por onde se dê o crescimento pessoal, individual e ao mesmo tempo este seja expansivo ao mais amplo universo que possamos imaginar. A escola que queremos deve ser um lugar onde os sonhos vão, com a construção de todos, se articulando a ponto de serem uma ação futura na qual o homem seja a expressão da "pessoa humana pela pessoa humana".

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Cristina parabéns pelos registros de seu portfólio o questionamento que colocas referente à repressão na infância, é profundo e questionador, onde vai interferir no desenvolvimento do caráter do ser humano! Fiquei pensando que o amor constrói e com as experiências vividas, acho que quando necessitamos de coibir atos de nossos filhos ou alunos que venham ser prejudicial a eles ou a outros, cabe a nós educadores nos inteirar da situação e com muito amor mostrar ao filho ou alunos as conseqüências de suas ações. Eu já vivi experiências com alunos onde tive que pensar muito que atitude deveria tomar e sempre obtive sucesso nas minhas coibições e você bem sabe que temos até na universidade pessoas que são difíceis de serem lapidadas e nos assustamos com determinadas atitudes e situações, não é verdade?
Agora me lembrei de uma experiência que tive com um aluno adolescente, ele tinha 17 anos e estudava na oitava série, onde eu era professora no turno da manhã e coordenadora no turno da noite. O aluno era um líder negativo aprontava, não respeitava os professores e tinha uns colegas que eram adeptos e o seguiam.
Em reunião com os professores e equipe diretiva, resolvemos fazer uma proposta para o aluno estudar a noite junto aos alunos do EJA. Ele aceitou passou estudar a noite, onde eu era a Coordenadora. Os nossos alunos do EJA eram pessoas responsáveis e não admitiam desrespeito com os professores e muito menos bagunça. O dito cujo aluno não teve duvidas não levou muitos dias e começou o seu ritual de desrespeito com os professores. Os professores se queixaram e os alunos da turma também.
Como eu era a responsável durante o turno da noite, conversei com as colegas da equipe, que se de mostraram receosas, então eu o chamei na minha sala e comecei uma conversa com ele. Ele levantou a voz e me disse que essa escola era uma porcaria. Eu respondi que quem causava à porcaria era as atitudes dele e continuei a colocar que não aceitaria esse tipo de conduta. E se ele não tinha condições de ser pelo menos educado, teria que procurar uma escola que aceitasse esse tipo conduta, não teve dúvidas o alunos muito desapontado com a minha fala foi até a sala de aula e pegou o seu material e mais um colega que lhe acompanhou e foram embora.
Cristina fiquei tão triste e com sentimento de perda, achei que meu procedimento não teve sucesso, pois eu tinha dito tudo o que eu achava que o aluno merecia.
Na noite seguinte lá pelas às oito horas, depois que todos os demais estavam em sala de aula, eu na minha sala trabalhando, o dito cujo aluno chegou e disse para as minhas colegas que queria falar com a Coordenadora Geny. Minhas colegas ficaram preocupadas, pois o aluno tinha fama de mar...Sabe que ele sentou na minha frente e com muito respeito veio me pedir desculpas, um dia vou te contar os detalhes.
Desejamos sucesso empreendedor na tua vida pessoal, profissional e acadêmica.
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS