sábado, 8 de novembro de 2008

Gestão Democrática!


Está acontecendo hoje, em todas as escolas do município de Gravataí a escolha de diretores para a Gestão de 2009 à 2011. Registro aqui o momento no qual assino a lista de presença para exercer o meu direito e o meu dever, como cidadã e profissional da educação da Escola Osório Ramos Corrêa. Sei que sou responsável pela escola que tenho e que quero, pois trabalho há duas décadas nesta escola, aliás, muito me orgulho de dizer que esta escola é o meu local de trabalho. Lugar no qual procuro atuar com brio, sendo justa e contribuindo para a construção de uma sociedade mais humana e igualitária.
É mister que sejamos incansáveis na luta por propostas que contemplem o exercício da democracia, todos tendo direito de opinar, sendo atuantes na consolidação dos princípios e no efetivo exercício da democracia. Oportunizando todos os segmentos da escola a atuarem e a fazerem suas inferências em todo o processo da Gestão Escolar.
Estamos em constante aprendizagem, estou crecendo em conhecimentos teóricos que estão de acordo com minha prática profissional. Sei que a democracia é um processo de permanente construção e aprendizagens múltiplas e exigem vigilância, pois apostamos nos atores políticos escolares que são os professores. Os professores são os responsáveis por promoverem a mobilização e a mudança de atitudes no que diz respeito à escolas pública. Nós professores, como membros de uma instituição social, temos a incumbência, visto que está em nossas mãos possibilidades reais de oportunizarmos às crianças e jovens de nossas escolas a tornarem-se cidadãos críticos, capazes de refletirem e atualizarem-se.

Nenhum comentário: