domingo, 30 de agosto de 2009

Mapa Conceitual... Reflexões...

As atividades desenvolvidas no PEAD são de modo que a aprendizagem se apresente de modo colaborativo. Penso que este método construtivo faz com que tenhamos mais chances de refletir e perceber o quanto é importante estas relações interpessoais. Eu já consigo desenvolver com meus alunos determinadas atividades em que eles participam e desenvolvem suas aprendizagens também colaborativamente. Acredito que muitas vezes por não ter o conhecimento teórico não percebia estas aprendizagens, nem tão pouco as proporcionava de modo que pudessem ser efetivamente colaborativas. Através dos projetos desenvolvidos na Interdisciplina Seminário Integrador podemos vivenciar bem estes passos da contrução da aprendizagem.


Na aula presencial de 25/08/09 a Professora Luciane Corte Real pedi que fizessemos grupos elaborássemos um conceito de mapa conceitual. Eu Cristina e minhas colegas Celma, Ana Beatiz, Beatriz Lopes e Eliete então escrevemos: Mapa conceitual é a apresentação de conceitos que são interligados e que apresentam o desenvolvimento de um processo de construção.


A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento.
O mapa conceitual, foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de ‘ancoragem’ em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele também se modifica. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído.
Podemos dizer que mapa conceitual é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação têm funções estruturantes e exercem papel fundamental na representação de uma relação entre dois conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros tipos de representação como os mapas mentais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual

Pesquisa realizada em 30 de agosto de 2009.

3 comentários:

Ju Nunes disse...

Olá Cristina! Trabalho com a utilização pedagogica das TIC e encontrei o seu blog porque sou fã dos mapas, eles são meu objeto de estudo também! Excelente artigo, ajuda muito quem está descobrindo essa maravilhosa ferramenta!

Aproveito para comentar que em setembro vamos oferecer cursos sobre os *objetos de aprendizagem e a lousa digital*! Além desses novos cursos, atendendo a pedidos, abriremos também novas turmas do curso *Tecnologias da Inteligência: como se ensina e se aprende no virtual*. Em todas as nossas propostas o mapa está presente!

Confira:
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: O PROFESSOR COMO AGENTE NO PROCESSO - 14 a 28 de setembro de 2009
A LOUSA DIGITAL NA EDUCAÇÃO - 28 de setembro a 09 de outubro de 2009

Para maiores informações acesse nosso site https://sites.google.com/site/cursosdmjn/

Geny disse...

Querida aluna Cristina!

Ao ler as suas colocações senti que o seu grupo já esta a mil por hora, na elaboração de uma definição para Mapas Conceituais.
Concordo que as relações interpessoais no levam a solidez na efetivação da aprendizagem.
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz e Equipe da Coordenação.
PEAD/FACED/UFRGS

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Cristina:

Realmente nossa prática se torna outra se a gente consegue dar significado a ela, se a gente consegue fazer com que ela faça sentido e o domínio da teoria nos auxiliará nesse processo.

Legal que fostes além e buscastes maiores informações sobre a definição de um mapa conceitual.

Abraço, Anice.