sábado, 29 de março de 2008

Adquirindo novos conhecimentos...

De acordo com a história Grega, Zeus um Deus do Olimpo foi incumbido de criar divindades para perpetuar a glória e cantar a vitória dos Olímpicos. Zeus passou nove noites com a Deusa da Memória Mnemosyne e então após nove meses esta deu à luz a nove musas que cantavam o presente, o passado e o futuro juntamente com a lira de Apólo, encantando o Panteon Grego. Estas, eram ninfas dos rios e lagos.

Acredito que a relação existente entre esta Deusa Grega Mnemosyne e nossa interdisciplina, seja justamente por sermos profissionais da Educação Brasileira e que devemos trabalhar com as memórias da sociedade na qual estamos inseridos. Portanto devemos ter como objetivo preservar a cultura da comunidade na qual estamos inseridos.
A cultura da sociedade precisa ser preservada de várias maneiras, neste caso nós professores não podemos contar apenas com a Deusa da Memória Mnemosyne. Portanto preservar a cultura de um povo é descobrir mecanismos que possam perpetuar o conjunto de elementos materiais e espirituais construídos pelo homem dentro de um determinado tempo e espaço da sociedade.

Mnemosyne
"Mnemosyne era uma das titânides filhas de Urano e Gaia e a deusa da Memória. Ela teve de Zeus as Noves Musas:
As Nove Musas são: Calíope, Clio, Erato, Euterpe, Melpômene, Polímnia, Terpsícore, Tália, e Urania.
Mnemosyne aquela que preserva do esquecimento- seria a divindade da enumeração vivificadora frente aos perigos da infinitude, frente aos perigos do esquecimento que na cosmogonia grega aparece como um rio, o Lethe, um rio a cruzar a morada dos mortos (o de “letal” esquecimento), o Tártaro, e de onde “as almas bebiam sua água quando estavam prestes a reencarnarem-se, e por isso esqueciam sua existência anterior”.
Texto retirado da Wikipedia em 29/03/2008.

3 comentários:

Renato Avellar disse...

"Portanto preservar a cultura de um povo é descobrir mecanismos que possam perpetuar o conjunto de elementos materiais e espirituais construídos pelo homem dentro de um determinado tempo e espaço da sociedade."
Queria comentar essa passagem. Ao longo da história da humanidade foram criados e vividos inúmeros elementos materiais e espirituais, alguns deles vivenciados ainda hoje, outros esquecidos. Mas será que devemos perpetuar todos os elementos materiais e esperituais? Existem alguns que não devem ser perpetuados, o que significa, de certa forma, ser esquecido? Enfim, existe uma seleção da cultura feita pelo professor, entre o que deve ser lembrado ou esquecido pelas próximas gerações? Que tipo de critério se usaria para isso?
Parabéns pela reflexão.

Renato Avellar disse...

Cristina, estou aguardando sua resposta, minha provocação foi para saber sua opinião. Se não tiver resposta irei começar a escrever "visto" no lugar dos comentários!!Beijos!

Cristina de Siqueira da Silva disse...

Desculpe Tutor Renato. Eu estou escrevendo agora.
Eu acredito que para se perpetuar fatos é necessário que seja usado os critérios do próprio grupo social em questão.
O professor não deve usar o critério de perpetuar algo que o grupo julgar que não deve ser pertpetuado. Como exemplo aponto os questionamentos feitos sobre os assuntos em estudo pelo grupo.
O que eu constato que acontece, com freqüência, é que o professor ignora a cultura que é peculiar de cada localidade e aplica o seu conhecimento e seu valor de importância.
Um abraço. Cristina.